segunda-feira, 16 de março de 2009

A Web 2.0

Da sua popularização, na segunda metade dos anos 1990, até o começo do século XXI, a internet era vista como o instrumento capaz de revolucionar o mundo dos negócios. A chamada “nova economia”, baseada em novos paradigmas de comunicação, realmente se estabeleceu na virada do século, modificando os hábitos e modos de produção e distribuição de bens e serviços mundo afora. Em pouco tempo, porém, o contínuo desenvolvimento tecnológico levou a uma outra “revolução” das comunicações.

A partir de 2004, o termo “web 2.0” (definido por Tim O´Reilly) foi criado para definir o que seria uma nova fase da internet. Com o estouro da bolha da Internet, em 2001, em vez dos negócios, o foco passaria para os usuários. Isso graças às “ferramentas” que permitem a interação entre os websites e seus usuários. Alguns deles não apenas de maneira secundária, mas principal. Tais tecnologias permitiram o aumento da velocidade de conexão e uma maior participação dos internautas na produção de conteúdo.

Sites como wikipedia são construídos a partir da colaboração dos usuários de todas as partes do mundo. O Youtube é outro exemplo clássico. Por meio dele, os internautas podem publicar vídeos – a maioria de maneira amadora – a qualquer hora. E, claro, assistir aos vídeos disponíveis. Isso sem mencionar quase todos os sites de relacionamento, como MySpace e Orkut (esse último, o mais popular entre os brasileiros). Mas o You Tube não está restrito a amadores. Cada vez mais empresas e profissionais procuram divulgar seus trabalhos nesse espaço.

O site de vídeos também atrai cada vez mais políticos. As últimas campanhas americanas são exemplos disso. Na última corrida presidencial, o candidato democrata dedicou especial atenção à Internet, desenvolvendo a melhor interface com os eleitores-internautas. Os vídeos tinham lançamento simultâneo na TV e no You Tube. Alguns analistas atribuem a mobilização dos jovens democratas à eficácia da estratégia de Barack Obama na Internet, graças ao modelo de interação com os usuários. Desde sua criação, em fevereiro de 2005, o You Tube já publicou quase sete milhões de vídeos.

O Flickr é, digamos, a versão do You Tube para fotos e também faz muito sucesso no mundo todo. Quase quatro mil fotos são publicadas por minuto no Flickr.

Uma das características dessa nova fase da Internet é a gratuidade dos serviços. O Google, por exemplo, oferece endereço eletrônico de graça e, o que é mais interessante, acesso gratuito a serviços valiosos, como o Google Maps. Tão valiosos que viram ferramentas para sites e blogs pessoais ou mesmo corporativos.

Mas não há consenso sobre a rigorosa conceituação da web 2.0. Se é uma nova fase, ou uma verdadeira revolução na comunicação na Internet, ou apenas a evolução natural de um sistema relativamente novo que, na verdade ainda engatinha, em termos históricos. Os níveis de interactividade são hoje claramente maiores e o grande mérito desta evolução, está no facto não ter evoluído para uma linguagem de especialistas, mas o de estar cada vez mais acessível ao público em geral de forma quase instantânea

Nenhum comentário:

Postar um comentário