sábado, 28 de março de 2009

Mal na foto

A terceira tarefa desta semana (ufa!) era bater fotos, baixá-las no computador, selecionar duas para editá-las e publicá-las aqui. Uma delas teria que ser cortada e a outra, redimensionada usando o programa Irfanview.

Desci do prédio, atravessei a rua e fui até a praia. Fotografei os velhinhos (que eles não me "ouçam"!) jogando bocha. Eles são craques; fiquei boquiaberto com a perícia deles.

No geral, não tive muitas dificuldades. Fotografar foi simples - ainda que vocês notem que a segunda foto ficou fora de foco. Transferir as fotos para o computador também é tarefa fácil. E usar os dois recursos (cortar e redimensionar) no Irfanview também.

O problema maior é aqui no blogger. Mesmo já tendo um outro blog (só para os politicamente incorretos), eu ainda me atrapalho em algumas operações. No post da notícia (logo abaixo), por exemplo, não consegui fazer o parágrafo duplo.

Notei que essa dificuldade só aparece quando há fotos no post. Aliás, as fotos nunca são inseridas no local onde está o cursor. E quando você insere uma foto, bagunça a formatação de parágrafos do post todo. E o recurso "visualizar" não funciona. Pra ter certeza de como vai ficar, só mesmo publicando. Alguém se habilita a me ajudar?

FOTO 1




















Esta foto aqui foi apenas redimensionada (reduzida).


FOTO 2



Já esta outra aqui foi recortada.

2 comentários:

  1. Olha ph...ajudar eu não poderia porque tbém nem sempre consigo visualizar a postagem antes de publicá-la.
    Vai do dia em que o computer resolve colaborar comigo...risos
    Mas se servir de consolo, também tive dificuldade, e ainda tenho!
    Beijo
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Paulo Henrique,
    Teu exercício sobre edição de fotos está correto. O da noticia num blog poderia ter ficado melhor se você o tivesse atualizado. Por exemplo, informando como estão hoje a dona Ilda e a dona Inês. Isto poderia ser num paragrafo e depois você faria voltaria ao passado. Na primeira foto não consegui identificar a dona Ilda, por isto seria interessante fazer uma descrição um pouco mais detalhada da foto. As imagens não são apenas para efeito estético. Elas são informação e, as vezes, é necessaria uma explicação para mostrar ao leitor um detalhe relevante.
    Vou aproveitar este comentário para analisar outro post teu. O áudio sobre o Reinaldo Azevedo está muito bom. Narrativa fluente, informal, coloquial, tudo que um bom podcast deve ter.
    Um grande abraço
    Castilho

    ResponderExcluir